autocarro, transportes, transporte público, aveirobus, transdev, autocarro elétrico
23/11/2023 - 13:23

Transdev investe 4,5 milhões de euros em mais 10 autocarros elétricos para a Aveirobus

O investimento inclui uma infraestrutura de carregamento com características inovadoras em Portugal. Com os cinco carregadores duplos foram também instaladas câmaras térmicas para detetar possíveis focos iniciais de incêndio e criadas barreiras para evitar a propagação das chamas.

A capacidade das baterias destes novos autocarros vai permitir realizar o dia completo de operação e, por conseguinte, permitir efetuar os carregamentos nas horas de vazio, minimizando custos e a carga sobre a rede elétrica.

Além de mais confortáveis, de não emitirem ruído, nem emissões poluentes e de permitirem poupanças energétivas significativas, as novas viaturas são também mais seguras. Vêm equipadas com sistema de deteção de ângulos mortos, que reduz significativamente o risco de acidentes em linhas urbanas.

A partir de agora, 45% da frota da AveiroBus é elétrica e 60% dos quilómetros da operação vão ser realizados por viaturas com zero emissões, o que é provavelmente, a taxa mais alta em Portugal.

“Este é um momento estratégico para o Município de Aveiro e para a sua rede de transportes públicos, que em 2018 recebeu os primeiros três autocarros elétricos e passa agora a contar com uma frota de 14 veículos com zero emissões de CO2. A CMA tem feito várias apostas ao nível da mobilidade sustentável, nomeadamente com o novo ferryboat elétrico 100% português, que fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, e que se encontra atualmente em testes”, afirma José Ribau Esteves, garantindo que a Câmara Municipal de Aveiro irá prosseguir o seu trabalho ao nível da mobilidade e da sustentabilidade, para que o Município continue a ser uma referência nestas áreas.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Transdev, Sérgio Soares, esta é uma aposta forte na melhoria do serviço que a empresa presta em Aveiro, tanto em termos de qualidade e conforto para os passageiros, como em poupanças energéticas e climáticas. Contudo, em matéria de combate às alterações climáticas, além da descarbonização das operações, há outra prioridade que importa reforçar, que é o reforço da oferta dos transportes públicos. Só com mais oferta poderemos levar as pessoas a trocar o transporte individual pelo transporte coletivo e esse é um desafio que temos todos, enquanto sociedade, de entender e de promover.


Um projeto cofinanciado pelo PO SEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão.

Pesquise na Transdev

Formulário de pesquisa