Autocarros Transdev - Esclarecimento
26/05/2020 - 11:16

Esclarecimento

Informamos os nossos clientes que a Transdev está, e sempre esteve, disponível para retomar a sua atividade em todos os municípios onde opera. De salientar que estamos a trabalhar ativamente para que isso aconteça o mais rapidamente possível. Por um lado, estamos a auscultar as populações para adaptar a oferta à procura. Por outro, estamos a propor esses serviços, às Autoridades de Transportes, Comunidades Intermucipais e Municípios.

Só com o acordo das Autoridades de Transportes podemos retomar serviços e servir as populações.

Já o fizemos em diversas regiões, nomeadamente nos municípios pertencentes às comunidades intermunicipais do Cavado, Ave, Região Coimbra, Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Tâmega e Sousa, Alto Minho e nos municípios de Águeda, Sever do Vouga e Aveiro.

No entanto, há diversas situações em que os municípios não estão a dar resposta positiva às necessidades das populações identificadas pela Transdev.

Esses municípios optaram por reduzir a abrangência do transporte aos alunos do 11º e 12º ano, deixando a restante população sem qualquer oferta. Esses municípios preferiram, voluntariamente, transportar os alunos com outros meios, apesar da Transdev ter sempre demonstrado disponibilidade e interesse em realizar os serviços essenciais para alunos e para a restante população.

Para que as populações voltem a ter os serviços de transportes que precisam é necessário que as autarquias canalizem as verbas para esse efeito, de acordo com o atual regime jurídico e com a orientação política transmitida pelo Governo.

Sem isso, as autarquias comprometem a realização de qualquer serviço de transporte público no imediato e a prazo, a satisfação das necessidades das comunidades em matéria de transportes e o futuro das empresas e dos seus postos de trabalho com consequência graves para um enorme número de famílias que residem nestes mesmos municípios.

Pesquise na Transdev

Formulário de pesquisa